Análise do Texto:
Quando falamos em Tecnologias costumamos pensar imediatamente em computadores, vídeo, softwares e internet. Sem dúvida são as mais visíveis e que influenciam profundamente os rumos da educação. O conceito de tecnologia é muito mais abrangente. Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. A forma como organizamos em grupos e outros mecanismos realizados no âmbito educacional, são também tecnologias, que podem e devem ser trabalhadas no interior da escola, em beneficio dos usuários, mas precisamente o sujeito aluno.
Os diversos tipos de tecnologias nos permitem hoje o acesso à informações e direcionamentos à amplos lugares do conhecimento. Na escola, combinamos diversas tecnologias que se agregam aos modelos de gestão,ferramenta indispensável ao gerenciamento das atividades administrativas e pedagagógicas.
Existem no mercado programas de gestão tecnológica que têm como princípio integrar todas as informações que dizem respeito à escola.
GESTÃO ADMINISTRATIVA
Neste modelo de gestão, diminue a circulação de papéis, formulários, ofícios, tão comuns nas escolas públicas e convertem todas as informações em arquivos digitais que vão sendo catalogados, organizados em pastas eletrônicas por assunto assim como fazemos na secretaria, só que ficam armazenados num computador principal chamado servidor.
Além deste, inúmeros sistemas digitais, podem ser ultilizados no interior da escola para facilitar o acesso à informações. Estes sistemas permitem que os recursos pedagógicos possam ser manipulados com maior rapidez e eficácia. A exemplo disso estão os computadores com o recurso habitualmente comum da internet, entre outras ferramentas digitais passíveis ao uso eficiente na prática pedagógica.
Na gestão administrativa encontramos certas precariedades quanto ao gerenciamento das ferramentas de trabalho, voltadas para as atualizações tecnológicas, é pois de importante o acesso a estas informações para a melhoria do trabalho administrativo, que consequente resultará na eficácia do trabalho da coordenação e corpo docente.
GESTÃO PEDAGÓGICA
O administrativo está a serviço do pedagógico e ambos têm de estar integrados, de forma que as informações circulem facilmente – com as restrições de acesso necessárias –, para visualizar qualquer informação que precisarmos checar ou para fazer previsões necessárias.
Desta forma podemos garantir o fácil desenrolar das atividades pedagógicas propostas no âmbito educacional, uma vez que o direcionamento das mesmas depende da união do administrativo e pedagógico no que diz respeito à aceitação das novas tecnologias e trabalhar a utilização delas, atrvés de métodos e práticas de aplicação.
Nos últimos anos tem aumentado muito a quantidade e tem havido também grandes avanços na qualidade das informações disponíveis on-line para a comunidade escolar e para o público em geral. Os grandes colégios estão se transformando em verdadeiros portais de informação, com áreas dedicadas aos professores, outras aos alunos, aos pais e ao público em geral.
